20.5.05

a não perder!



Retirei o texto do jornal "O Público" por Joana Gorjão Henriques

"Abriu um novo hotel na Rua D. Estefânia, em Lisboa: chama-se Tomilho e a placa não engana, está lá pendurada no número 175. É entrar, é entrar, com ou sem bagagem, neste hotel criado pela companhia belga Laika na Casa d"Os Dias da Água, que já foi uma casa, depois um museu dos correios, agora um espaço cultural.
(...)
Os "donos" deste hotel são flamengos mas os "hóspedes" são portugueses: "Hotel Tomilho" é uma co-produção da Laika, da portuguesa Teatro Regional da Serra de Montemuro e do Centro Cultural de Belém, estreou em Antuérpia, depois em Viseu, e está integrado no festival Percursos (com quem a companhia tem trabalhado). Há sessões a horas normais e há sessões fora de horas, para os noctívagos: nos dias 26 e 29 "Hotel Tomilho" abre às 5 da manhã para receber os hóspedes e oferecer um pequeno-almoço onde nada é o que parece. Peter De Bie, da Laika, responsável pela concepção do espectáculo, é um cozinheiro "troca-tintas": faz ovos que sabem a tomate, doces que são salgados, cafés que não são cafés (para quem vai à sessão das 21h também há "pequeno almoço"). Autor de um teatro que privilegia as sensações, e um dos responsáveis por uma companhia que cria "concertos de culinária", como "Patatboem", ou espaços decorados com comida como "Coup Royal", De Bie diz que o teatro da sua companhia trabalha os cinco sentidos e o paladar é um deles. "Sempre achei que estamos a perder o paladar, o tacto." Neste teatro os espectadores tornam-se parte dos espectáculos a que assistem e já aconteceu entrarem num dos quartos deste hotel e entusiasmarem-se tanto com as perguntas filosóficas de um dos "hóspedes" que acabaram a falar da sua vida.
(...)
Hotel Tomilho Pela Companhia Laika /Teatro Regional da Serra de Montemuro. Texto de Hanneke Paauwe. Concepção de Peter De Bie. Encenação de Jo Roets. Com Carlos Cal, Eduardo Correia, entre outros. LISBOA CASA D"OS DIAS DA ÁGUA - Rua D. Estefânia, 175. Telefone: 21 314 03 52. Estreia hoje. Até 29/05, às 21h. Dias 26 e 29/05, às 05h. Bilhetes: 15 euros. "

Sem comentários: