31.7.05

adeus Croácia


Dubrovnik.







Oito horas a andar de barco para chegar a Bari - Sul de Itália. De vez em quando os golfinhos faziam-nos companhia. I 8 hours on the boat to Bari - south of Italy.

30.7.05

nos arredores de Dubrovnik





Mais um dia bem passado. Embora o calhau desta praia fosse mais suave achámos por bem alugar umas cadeiras com colchão e um chapéu de sol. Um dia não são dias! O petisco foi do melhor!

29.7.05

Lokrum



Às 7h00m da manhã já não se consegue estar ao sol! A única solução é sair de Dubrovnik e passar o dia inteiro dentro de água. Assim foi. Decidimos visitar Lokrum. Uma ilha sem trânsito rodoviário, só se pode circular a pé! Um achado! Parece que entramos dentro de um gigante jardim botânico repleto de sombras e claro, não podia faltar o barulho ensurdecedor dos milhares de cigarras a cantar. Melhor é impossível. Praia com sombra das árvores, cigarras a cantar para ajudar a adormecer mais depressa, e um excelente bar/restaurante que serve saladas e melancia.

O único senão é o solo. Praticamente todas as praias da croácia são constituídas de mar (claro) e pedras, calhau mesmo! Sem umas sandálias e sem um colchão fofinho para nos deitarmos é quase impossível descansarmos tranquilamente sem ficarmos com o corpo todo marcado. Torna-se muito desconfortável. Claro que não levámos nada disso! Fica já aqui feito o aviso! Se alguém tenciona fazer férias na Croácia, estas duas coisas são essenciais. A não esquecer: colchão tipo campismo e sandálias de plástico para não lixarem os pés todos.

Mesmo assim foi um dia muito bem passado.

28.7.05

Mostar





A Bósnia é um pais cheio de feridas ainda vivas mas com muita vontade de recuperar o tempo perdido. Mostar já tem cara lavada com a famosa ponte agora reconstruída (destruída pelos croatas em Novembro de 1993). Um país a revisitar nos próximos anos.
O calor é insuportável, não se aguenta nem à sombra...uma visita rápida com uma limonada bem fresquinha que felizmente nos ajudou a recuperar forças rumo a Dubrovnik.

27.7.05

nos arredores de Punket







Saímos de Vis e navegámos novamente rumo a Split (a única forma de sair desta ilha é voltar para trás) para de seguida nos fazermos à estrada de modo a chegarmos o mais próximo possível da fronteira com a Bósnia pois o nosso próximo objectivo era visitar Mostar.
Ficámos no Auto Camp Rio (10€/noite). Um lugar lindo com uma atmosfera bizarra que nos remete para o universo do cineasta Emir Kusturica.

26.7.05

ainda em Vis





Decidimos ficar mais um dia para disfrutarmos das sossegadas praias. Outro dos motivos que nos prendeu a esta ilha foi de ajudar o dono da casa onde estávamos hospedados: Um senhor de 52 anos que vive sozinho numa casa muito pequena e que mal recuperou de um AVC. Como tal tem problemas em se deslocar mas fala inglês pois foi técnico de reparação de aparelhos cirúrgicos e viajou por vários cantos do mundo. A casa onde estamos está inacabada devido ao estado grave em que se encontra.

De regresso a casa avistámos mais uma bela construção arquitectónica "típica" da Croácia.

A noite foi preenchida por um jantar oferecido pelo dono da casa com a simpática companhia dos nossos vizinhos suíços Jakob e Brigitte Berger.

25.7.05

Vis





Chegámos a Vis já no final do dia e nada de parques de campismo...Ups! Hotéis cheios...Ups! Quartos privados ocupados...Ups! Os empregados do posto de turismo são antipáticos todos os dias e em vez de ajudarem ainda complicam mais! Como e onde vamos dormir? Depois de várias voltas perdidos (sinalização não há!) pela minúscula ilha lá encontrámos a última solução possível para passar a noite! Nem me atrevo a mostrar fotos da casa onde dormimos! Uma barraca mal acabada com cozinha, WC e a fantástica companhia de algumas aranhas gordas...
Bom os lençois estão limpos...

Split





A manhã foi passada em Trogir (a não perder). Durante a tarde derretidos com o calor decidimos fazer uma paragem em Split à espera do barco para Vis. Outra cidade que também recomendo.

24.7.05

uma tira azul



Vai um mergulho virtual? O dia começou azul...um passeio de barco pelas ilhas Kornati com direito a almoço e mergulhos...muitos mergulhos!

23.7.05

Sibenik





Um giro ao final do dia numa cidade fantástica que merece bem uma visita.

Parque Nacional krka





Água transparente...verde...sombra...e muita gente...mesmo assim vale a pena uma visita. Não tive coragem de entrar na água - uma gigante panela de sopa de carne.

21.7.05

algures em Pag



Um pedacinho de praia só nosso. Nada melhor do que passar um dia inteirinho nestas condições.

20.7.05

Croácia - Pag





Finalmente chegámos à Croácia. Depois de um banho muito desejado numa pequena praia decidimos atravessar de barco até Pag. Amanhã esperamos continuar por esta maravilhosa ilha.

19.7.05

sunek / thrust


Tuija Arminen
"Slow Down", 2005 - xilogravura



Marija Staric
"Versace", 2005 - serigrafia sobre tecido



Devorah Sperber
"After the Mona Lisa 2", 2005 - instalação (carrinhos de linhas, bola esférica e metal)

Um dia passado na 26ª Bienal de Artes Gráficas de Ljubljana.

18.7.05

Eslovénia


pilares de Ljubljiana

Ainda antes de chegarmos ao nosso grande objectivo - Croácia - decidimos desviar o nosso percurso até Ljubljiana. A razão desta batota foi de tentar encontrar amigos que não víamos desde 1998 assim como revisitar esta cidade encantadora. Objectivo cumprido. Por sorte ou destino conseguimos localizá-los e o melhor de tudo foi estar com eles novamente a conversar até o sono adormecer as palavras.

17.7.05

hicetnunc






instalação de Edy Carrer "Welcome"

Divagar pela cidade de San Vito al Tagliamento para visionar a exposição de arte contemporânea disposta em diferentes edifícios da cidade: Hicetnunc. Aqui ficam alguns registos da cidade e das peças que mais gostei.

pop life

Dois dias de pop life. Mais uma amizade feita através da internet. Fui muito bem recebida e adorei conhecer o universo desta fantástica pessoa.

16.7.05

Edelweiss







Último dia nos Dolomiti. Encontrei edelweiss à venda em vasos - Uma boa solução para combater a extinção desta flor.

15.7.05

up and down







Uma subida de teleférico para chegar mais perto das montanhas mas com a descida a pé para esticar as pernas e apreciar melhor a paisagem!

14.7.05

Dolomiti





Despedida dos Pirenéus e rumo aos Dolomitis.

Uma paisagem abrupta de cortar a respiração mas com o enclave de serem montanhas que deixam de ser virgens e selvagens devido à excessiva presença da mão humana. Um espaço natural acessível a todos onde os teleféricos são às dezenas. Tudo é propositadamente construído para os turistas com hotéis cheios de florzinhas e mariquices. Provavelmente uma herança da vizinha Suiça onde tudo é demasiado perfeito e muito bonito.I second stop: Dolomitis.

11.7.05

felizes coincidências







A família arrumário parte de regresso a casa mas nós continuamos no vale de pineta por mais um dia. Para descansar as pernas de tanta subida e descida decidimos vaguear pelo vale. Por coincidência ou destino encontrámos pela quarta vez um simpático casal sevilhano acompanhado pela sua cadela. Desta vez decidimos conversar mais um pouco, observar as habilidades da trufa e trocar os nossos contactos.

Depois de um belo almoço em Bielsa descobrimos por acaso uma pequena aldeia que nos deixou boquiabertos: Espierba.

10.7.05

muda de poiso



Ainda pelos Pirenéus Espanhóis saímos do Vale de Benasque rumo ao Vale de Pineta com uma paragem temporária em Aínsa para revisitar esta fantástica aldeia e forrar o estômago com alguns petiscos!